quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Os Sete Chakras Principais


Os Chakras são vórtices de energia que funcionam como órgão de captação de energia do campo energético da vida universal. 

A energia absorvida e metabolizada por cada chakra é enviada para as partes do corpo onde estão localizados. Essa energia, na tradição oriental chamada de Prana ou Ch’i é muito importante para o funcionamento saudável do campo áurico e do corpo físico. 

Na maioria das vezes, a parte anterior dos chakras está relacionada com as nossas funções emocionais, a parte posterior às funções de nossa vontade e os chakras da cabeça relacionados com a função racional. Um funcionamento equilibrado da nossa razão, da nossa vontade e das nossa emoções é necessário para mantermos a saúde. 

BRENNAN, Bárbra Ann. Luz Emergente. A Jornada de Cura pessoal.

  

Primeiro Chakra - Raiz ou de Base

Esse chakra nos enraíza à Terra e traz determinação e constância. 



Localiza-se na base da coluna vertebral ou cóccix, na altura das três primeiras vértebras. Tem sua abertura para a Terra, é o chakra diretamente ligado ao mundo material e físico, vincula-se a sobrevivência. Quanto mais aberto e energizado, maior a energia física. 

Influi nas áreas de nossa vida cujas qualidades são ligadas a terra e a nossa sobrevivência como a alimentação, o respirar, a água, os recursos econômicos, trabalho ou emprego, capacidade de luta, de enfrentar e lutar pela realização de seus desejos e objetivos, a independência, a vitalidade, a saciedade dos desejos. Dá vitalidade ao corpo físico. É a força da vida, da sobrevivência, auto-preservação e instintos. 

Suas correspondências físicas são: o sistema locomotor, as glândulas endócrinas, rins, coluna espinal, cólon, pernas e ossos. 

Quando em desequilíbrio produz fisicamente anemia, leucemia, problemas circulatórios, pressão baixa, baixo tônus muscular, fadiga, insuficiência renal e excesso de peso. 

Se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, irá apresentar as seguintes características: egocentrismo, insegurança, violência, ganância, fúria; demasiada preocupação com a própria sobrevivência; tensão na coluna e prisão de ventre.

Segundo Chakra - Esplênico


Este é o Centro das emoções e está relacionado com o elemento Água, fonte de toda a vida biológica que fertiliza e faz nascer uma nova vida. Graças a ele, entramos em contato com as energias criativas e receptivas da Natureza.



Localiza-se na região do Umbigo. É um chakra de dois vórtices, anterior e posterior, estando diretamente ligado à reprodução. Liga-se a sexualidade, curiosidade, a busca criativa, ao gosto pelas coisas belas, artes, emoções e as relações com as outras pessoas. Representa um mundo das sensações, das reações passionais e instintivas. Rege os órgãos reprodutores, ovários, testículos, próstata, genitais, baixo ventre, bexiga, vesícula.

Este chakra indica como qualidades e lições a aprender: dar e receber, emoções, desejos, prazer, amor sexual, assimilação de novas idéias, saúde, família, tolerância, trabalhar harmoniosa e criativamente com os outros.

Quando em desequilíbrio produz fisicamente dificuldades relacionadas com os fluídos do corpo: laringe, linfa, saliva, bílis ou com seus órgãos processadores: rins, bexiga e as glândulas linfáticas.

Pode ainda manifestar qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: exagerada indulgência com a comida ou sexo.
Bloqueios nesse centro resultam em dificuldades quanto a contato físico, quanto à aceitação do próprio corpo, excesso de racionalismo, impulsividade sentimental, isolamento, problemas sexuais (frigidez, impotência, falta de desejo).

Se os dois chakras da esfera terra (básico e umbigo) não estiverem totalmente abertos, os outros chakras não conseguirão abrir-se e funcionarão prejudicados. 

3º Chakra – Chakra do Plexo Solar


É o centro da força da identidade e da individualidade. Estimula a consciência de integridade do Eu e a percepção e o desenvolvimento dos sentimentos de unicidade e singularidade.



Fornece energia aos órgãos situados nessa parte do corpo - o estômago, a vesícula biliar, o pâncreas, o baço e o sistema nervoso.

O terceiro chakra está localizado na área do Plexo Solar, na parte anterior e posterior do corpo.

"Eu sou"é sua ordem vibracional. Centro do nosso poder pessoal nas relações sociais, ligado ao mundo concreto através da experiência.

Está associado ao grande prazer que deriva do profundo conhecimento do nosso lugar único e ligado dentro do universo. Uma pessoa que tenha aberto o terceiro chakra pode erguer os olhos para o céu estrelado e sentir que lhe pertence. Está firmemente assentada no seu lugar dentro do universo.

Este centro de força também está relacionado à mente racional e sua capacidade de pensamento lógico e linear, permitindo, quando em equilíbrio, a expressão do pensamento lógico e concreto, desprovido da influência de interesses e paixões. Permite a consciência de si mesmo através da racionalidade.

Quando desequilibrado provoca o sentimento de inferioridade e insegurança. Se bloqueado traz ambição, compulsividade, ansiedade por poder, inveja e possessividade. Está ligado a diabetes, problemas digestivos, alergias, sinusite, insônia.
Seguimentos corporais relacionados: Joelhos, queixo, face posterior do corpo, nuca.

 4º Chakra – Cardíaco


O chakra do coração é o centro do sistema dos chakras. Nele se unem os três centros inferiores, físicos e emocionais, com os três centros superiores, mentais e espirituais e é também o ponto de encontro entre os aspectos racional e masculino, e o intuitivo e feminino.


É através desse chakra, quando estabilizado e aberto, por onde passa toda a energia que desejamos doar quando canalizamos a energia Reiki. É o chakra mais importante para que tenhamos Equilíbrio Energético. Bem desenvolvido, torna-se um canal de amor para o trabalho de assistência espiritual.

A sua correspondência com o elemento Ar indica a mobilidade do coração, a expansão, a capacidade de estar em todos os lugares, de ser compartilhado por tudo e por todos.
Sua ordem vibracional é “Eu sinto”.
Neste centro de força, a reflexão sobre as razões de nossos sentimentos, a partir da honestidade emocional, permite a mudança de padrões e crenças e, portanto, a mudança de nós mesmos e de nossa visão de mundo.
Neste centro de força, a reflexão sobre as razões de nossos sentimentos, a partir da honestidade emocional, permite a mudança de padrões e crenças e, portanto, a mudança de nós mesmos e de nossa visão de mundo.

Atua sobre a glândula do timo, coração, sistema circulatório, braços, mãos, pulmões. Sua cor é verde ( cura ) e rosa (amor). Sua energia é o Poder do Conhecimento. Seu atributo é a sabedoria.

5º  Chakra - Laríngeo 


Este chakra proporciona a auto-reflexão e transmite para o exterior o conteúdo de todos os outros chakras: risos e lágrimas, amor e alegria, angústia e raiva.


Localiza-se no meio da garganta, na altura do pomo-de-adão e está diretamente ligado à comunicação externa e ao começo da auto-expressão. É o centro da comunicação e da expressão.

A expressão da verdade, através do pensamento, da palavra e da ação é feita através do centro laríngeo. Para isto, é necessária a harmonia do centro criador ou sagrado com o laríngeo, pois é necessário que as forças daquele tenham sido elevadas ao outro centro criador, o laríngeo (Coquet).

Neste chakra encontramos a perfeita expressão individual sobre todos os planos. É aqui que a criatividade originária do chakra sagrado se funde com as energias dos outros chakras e se manifesta, pela palavra, gestos, música, artes plásticas, dança etc. É considerado o centro da criatividade e verbalização de todas as nossas emoções, sentimentos e sensações.


Sua ordem vibracional é “Eu expresso”.

Atua diretamente na região do pescoço. Rege a glândula tiróide, para-tiróide, hipotálamo, garganta, boca. Sua energia é o Poder Supremo. Seu atributo é o entendimento.

Quando este chakra está bem energizado, exprime, sem medo, tanto a fraqueza como a força, os sentimentos, os pensamentos e as descobertas interiores. Fala tanto com a cabeça como com o coração. Quando se sente irritado expressa irritação; quando se sente aberto e gentil, não receia mostrar esses estados de espírito. É um ser aberto, verdadeiro e transparente.

6º CHAKRA -  Frontal

Esse chakra é uma das chaves para nossa entrada no campo do invisível. Está associado à telepatia, clarividência, concentração, paz de espírito, intuição e realização da alma. 



Chamado chakra da Terceira Visão localiza-se no meio da testa, entre as sobrancelhas. É um chakra fundamental na harmonização à distância, sendo que também atua nos olhos físicos. Dá visão interior, intuição e a habilidade de se conhecer a si próprio. 

O Chakra Frontal representa a percepção consciente da Essência. É a sede das forças mentais superiores, da aptidão intelectual para a diferenciação, da memória e da vontade. No plano físico, é o centro de comando do sistema nervoso central. 

É a sede de todas as formas de tomada de consciência, a consciência consciente de si mesma! Entender, por exemplo, que qualquer realização é precedida de pensamentos e que todo o conhecimento se traduz pelo fato da Criação já preexistir sobre a forma não manifestada da Essência, tal como uma semente já contém em si todas as potencialidades da planta. Dá-nos a possibilidade de criar novas realidades no plano físico ou dissolver as já existentes, porque, afinal, o que percebemos e vivemos no plano exterior é apenas a manifestação da nossa realidade subjetiva!

Atua sobre as glândulas hipófese e pituitária, glândulas estas que dirigem as outras glândulas do corpo. A cor associada a este chakra é o azul índigo. Sua energia é o Poder Oculto da Palavra. Seu atributo é o respeito. 

Em desequilíbrio, pode nos colocar em confusão psíquica em que idéias e conceitos não têm correspondência no plano da realidade. Há perda de raciocínio lógico e da capacidade de colocar em prática as ideias.Traz patologias como problema nos olhos, surdez, vícios com drogas. Bloqueados causam instabilidade na vida material por falta de objetivos.

Quando este Chakra está equilibrado o indivíduo é um espírito vivo. Possui a faculdade de abstração mental, a capacidade de visualização e se beneficia da compreensão intuitiva. A sua mente pode concentrar-se com facilidade e, simultaneamente, estar receptiva às verdades místicas. Percebe que as aparências visíveis não passam de imagens e de símbolos, através dos quais o princípio espiritual se manifesta no plano da matéria. O pensamento é animado pela imaginação. Pode tomar consciência de que os seus desejos se realizam espontaneamente, ou conscientizar percepções vindas de outras dimensões, através dos sonhos ou da meditação. É capaz de reconhecer uma imensidade de mundos entre a Criação material e a Essência pura, povoados pelas mais diversas entidades.

7º CHAKRA - Chakra Coronário

O Chakra Coronário é a  fonte, o ponto de partida da manifestação das energias de todos os outros chakras. Conecta o homem à sua essência espiritual, e a integração total do ser físico, emocional, mental e espiritual.



É a sede da realização suprema do Homem. Tal como a luz incolor reúne todas as cores do espectro, este centro energético reúne todas as energias dos centros inferiores. Localiza-se no alto da cabeça, em seu topo, prologando-se mais acima. É aberto para cima, com um único vórtice e representa a abertura para a Consciência Universal. 

Aqui nos encontramos com o nosso Eu Superior, onde se inicia a viagem existencial e para onde retornaremos no final da evolução. Neste chakra, o campo energético pessoal funde-se com o campo energético universal. Aqui tornamo-nos UM com a origem divina.

Em atividade, é o mais vibrante dos chakras, responsável pela irrigação energética do cérebro. O último a ser desperto, sendo o renascer espiritual. É o chakra por onde penetra a energia cósmica.

Representa o arquétipo da maestria no plano espiritual, pois sabe que não existe qualquer separação entre o seu Eu interior e a vida exterior. A sua consciência está perfeitamente calma e aberta. Neste silêncio, sente o Eu real como essência pura e onipresente, dentro da qual todas as outras coisas existem. Reconhece que o Ser verdadeiro é a única realidade durável, porque a personalidade egóica transformou-se e foi absorvida pelo Eu Universal. Para saber alguma coisa, basta orientar a atenção, porque tudo existe nele.
Dispõe da capacidade de compreender que a matéria densa não passa de uma forma-pensamento da Consciência Divina e que, de fato, não existe. Tudo o que, para os outros é real, para ele não passa de ilusão. Vive num grande vazio, mas esse vazio representa a maior das plenitudes, porque corresponde à vida na sua essência pura. E essa essência divina é a beatitude.
Através da meditação reflete sobre a sua origem divina e sente pulsões de fusão com o Uno. Por consequência, canaliza todas as suas energias no sentido de se interiorizar ao máximo.

Para desenvolver corretamente este centro energético, temos que tratar primeiro dos bloqueios limitativos dos outros chakras. Isso irá permitir que as suas energias respectivas passem a vibrar na mais alta frequência possível. Então, cada chakra torna-se um reflexo da Essência divina, exprimindo todo o seu potencial supremo. Quando o Chakra Coronal está completamente aberto, absorve as energias cósmicas e o “cálice de pétalas” abre-se no alto da cabeça, formando uma coroa de luz pura.

Em equilíbrio proporciona experiências muito pessoais cujas sensações vão além do mundo físico, criando o sentido da totalidade. É muito importante na telepatia, na mediunidade, nas expansões da consciência e na recepção de temas espirituais.

Seu desequilíbrio traz uma puberdade tardia, a não compreensão da parte espiritual, uma forte visão materialista. Pode produzir patologias como: insônia, enxaqueca, problemas nervosos, histeria, possessão, obsessão, neuroses, falta de inspiração, confusão, depressão, alienação, hesitação em servir, senilidade.

Ordem vibracional: “Eu existo e sou”.

Segmentos corporais diretamente relacionados: globalidade corporal. O 7º Centro se relaciona com todo o corpo físico. No exercício da função de aprimoramento das sensações e das emoções geradas e vividas através dos Centros de Força , o 7º Centro se liga à cada célula, à cada conjunto de células, a cada estrutura corporal. Toda e qualquer conquista de fluência e saúde do corpo e mente se reflete como evolução e harmonização do centro da espiritualidade.





Referências: José Carvalho, apostila do Núcleo de Leitura Corporal e Walkyria Garcia e Marcial Salaverry em Reiki, O Segredo da Cura.










terça-feira, 14 de janeiro de 2014

COMO SE DEFENDER DAS ENERGIAS NEGATIVAS


Todos nós sabemos que as energias negativas são uma das maiores preocupações do ser humano. Elas nos alcançam em qualquer lugar do planeta. Mas, podemos nos defender, começando a tomar uma série de atitudes e providências. Abaixo segue seis dicas para começar a combatê-las.




1. NÃO TEMER NINGUÉM


Uma das armas mais eficazes na subjugação de um ser é impingir-lhe o 
medo. Sentimento capaz de uma profunda perturbação interior, vindo até a provocar verdadeiros rombos na aura, deixando o indivíduo vulnerável a todos os ataques. Temer alguém significa colocar-se em posição inferior, temer significa não acreditar em si mesmo e em seus potenciais; temer significa falta de fé.
O medo faz com que baixemos o nosso campo vibracional, tornando-nos assim vulneráveis às forças externas. Sentir medo de alguém é dar um atestado de que ele é mais forte e poderoso. Quanto mais você der força ao opressor, mais ele se fortalecerá.



2. NÃO SINTA CULPA


Assim como o medo, a culpa é um dos piores estados de espírito que existem. Ela altera nosso campo vibracional, deixando nossa aura (campo de força) vulnerável ao agressor. A culpa enfraquece nosso sistema imunológico e fecha os caminhos para a prosperidade. Um dos maiores recursos utilizados pelos invejosos é fazer com que nos sintamos culpados pelas nossas conquistas. Não faça o jogo deles e saiba que o seu sucesso é merecido. Sustente as suas vitórias sempre!



3. ADOTE UMA POSTURA ATIVA


Nem sempre adotar uma postura defensiva é o melhor negócio. Enfrente a situação. Lembre-se sempre do exemplo do cachorro: quem tem medo do animal e sai correndo, fatalmente será perseguido e mordido. Já quem mantém a calma e contorna a situação pode sair ileso. Em vez de pensar que alguém pode influenciá-lo negativamente, por que não se adiantar e influenciá-lo beneficamente? Ou será que o mal dele é mais forte que o seu bem? Por que será que nós sempre nos colocamos numa atitude passiva de vítimas? Antes que o outro o alcance com sua maldade, atinja-o antecipadamente com muita luz e pensamentos de paz, compaixão e amor.



4. FIQUE SEMPRE DO SEU LADO


A maior causa dos problemas de relacionamentos humanos é a “Auto-Obsessão”.
A influência negativa de uma pessoa sobre outra sempre existirá enquanto houver uma idéia de dominação, de desigualdade humana, enquanto um se achar mais e outro menos, enquanto nossas relações não forem pautadas pelo respeito mútuo. Mas grande parte dos problemas existe porque não nos relacionamos bem com nós mesmos.
“Auto-Obsessão” significa não se gostar, não se apoiar, se autoboicotar, se desvalorizar, não satisfazer suas necessidades pessoais e dar força ao outro, permitindo que ele influencie sua vida, achar que os outros merecem mais do que nós. Auto-obsediar-se é não ouvir a voz da nossa alma, é dar mais valor à opinião dos outros.
Os que enveredam por esse caminho acabam perdendo sua força pessoal e abrem as portas para toda sorte de pessoas dominadoras e energias de baixo nível. A força interior é nossa maior defesa.



5. SUBA PARA POSIÇÕES ELEVADAS


As flechas não alcançam o céu. Coloque-se sempre em posições elevadas com bons pensamentos, palavras, ações e sentimentos nobres e maduros.Uma atmosfera de pensamentos e sentimentos de alto nível faz com que as energias do mal, que têm pequeno alcance, não o atinjam. Essa é a melhor forma de criar “incompatibilidade” com as forças do mal. Lembrem-se: energias incompatíveis não se misturam. 


6. FECHE-SE ÀS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS


As vias de acesso pelas quais as influências negativas podem entrar em nosso campo são as portas que levam à nossa alma, ou seja, a mente e o coração. Mantenha ambos sempre resguardados das energias dos maus pensamentos e sentimentos, e fuja das conversas negativas, maldosas e depressivas.
Evite lugares densos e de baixo nível. Quando não puder ajudar, afaste-se de pessoas que não lhe acrescentam nada e só o puxam para o lado negativo da vida. O mesmo vale para as leituras, programas de televisão, filmes, músicas e passatempos de baixo nível.


DICAS PARA AFASTAR ENERGIAS NEGATIVAS DA CASA



*Livre-se de entulhos.


Manter a casa e o local de trabalho limpos e livres de "entulhos" reduz o risco de armazenar energia negativa, impedindo que a energia positiva flua melhor.



Esvaziar o espaço e remover objetos danificados, sem uso ou simplesmente amontoados é liberador e ajuda a soltar o passado e afastar a depressão. Acúmulo de coisas é sinal de apego e ligação excessiva com o passado. Liberar o espaço a nossa volta é fundamental.



* Limpe o ambiente.


Limpe piso, rodapés e cantos com amônia misturada com água. Depois umedeça um pano limpo com anil misturado em água para purificar o ambiente. Amônia tem uma composição e um cheiro tão forte que sobrepõe a todas as demais partículas do ambiente, neutralizando e zerando os elementos que estiverem presentes. Como tem a propriedade de evaporar, ela neutraliza e desaparece. O anil entra clareando, branqueando e tornando o ambiente leve e propício a atrair novas energias positivas. É impressionante a diferença de qualidade e leveza do ambiente quando fazemos esse procedimento. É fisicamente perceptível. Antes de ativar qualquer ambiente com energias positivas, pense em primeiro limpá-lo. Faça essa purificação sempre com sentimentos positivos e bom humor, senão você estará acrescentando energia negativa.


* Utilise todos os cômodos da casa. Um local que fica sem uso fica sem vida e falta nele energia renovada.


* Borrife água morna com sal grosso na entrada da casa para purificar a energia que chega.


O uso do cheiro da lavanda em forma de perfume, vela ou incenso também é altamente purificador. A lavanda, pelo seu odor suave, é relaxante, desperta a alegria e afasta as energias de tristezas que podem estar impregnadas no ambiente.Vivências extremas como: separação conjugal, doença ou morte deixam marcas no ambiente como se elas sobrevivessem ao ocorrido e se mantivessem impregnadas no local. A intenção do uso desses elementos é dissolvê-las. O sal é tradicionalmente reconhecido por sua propriedade de cortar a influência de energias presentes. Ele também corta o excesso de eletricidade do ambiente e do corpo. Por isso muitas vezes podemos ter uma sensação de torpor depois de um banho de mar.





Autoria: Áurea Campopiano