Matrix e o Cristianismo
(Esse artigo contém "spoilers" para quem ainda não assistiu ao filme)
Sim, esse é mais um artigo sobre Matrix!
Confesso que nem eu entendo plenamente o “furor” que essa obra causa nos amantes do cinema, artes marciais, sistemas operacionais, filosofias entre tantas outras temáticas do filme, mas tenho que admitir que fico profundamente intrigado toda vez que assisto a trilogia Matrix.
Hoje escreverei pinceladas, “ apenas”, sobre o aspecto religioso que a obra apresenta. Para quem se interessar mais sobre o assunto indico sites especializados nos tópicos.
Matrix é um filme que permite várias leituras. Sobre isso ninguém tem dúvidas e discute.
Esse artigo visa criar, a partir de uma livre hermenêutica, uma leitura comparativa entre a obra de ficção e a teologia cristã( principalmente a católica). Não é, portanto, um trabalho acadêmico. Também não é intenção desse post afirmar que os autores intencionaram sobre todos os aspectos aqui descritos, no entanto também não se pode negar que os irmãos Wachovski buscaram, sim, alguns paralelos.
Esse artigo evidencia-os e, em algum momento , os extrapola para tentar encontrar as conexões entre as duas obras.
A comparação de Matrix com o Cristianismo não é nenhuma novidade para quem curte a trilogia, sendo evidenciada desde o momento do lançamento dos filmes. De forma a criar uma rima temática, os autores evidenciam a comparação já no início do primeiro filme quando Neo é chamado de Jesus Cristo por um grupo alternativo que bate à sua porta e no final do terceiro filme quando vemos Neo se entregar crucificado.
Mas existe muito – mas muito - mais coisas nas entrelinhas dessa comparação.
Vamos tentar destrinchar essas metáforas em 10 temas que tem por objetivo auxiliar na fruição das duas obras. Os textos , se lidos em comparação , corroboram tanto para aprimoramento do estudo bíblico, bem com a visão sobre o filme.
1) Neo é uma máquina / Jesus é Deus.
Essa é uma ideia difícil de absorver quando assistimos Matrix pela primeira vez. No primeiro filme a referência é sutil quando vemos Neo ser chamado de “máquina” no momento em que está absorvendo os conhecimentos de luta na nave Nabucodonosor. No segundo filme a ideia é mais clara. Na conversa com o “ arquiteto” (metáfora do criador, Deus) Neo é a sexta versão do escolhido a ser mandado para "resetar" a Matrix e assim cumprir o próprio destino escolhido por Deus( no caso do filme o Arquiteto). No terceiro filme a associação torna –se evidente. Fora da Matrix, Neo vê que o mundo “real” também é codificado, mostrando sua natureza extra humana. Ele enxerga além. Enxerga como Deus que experimenta o mundo corpóreo como transitório. Em leitura simplificada, da tradição cristã , Jesus opera da mesma forma. Desconhecendo sua natureza divina, em princípio, ele a reafima até chegar ao encontro de si mesmo, e sua essência, na cruz.
Para saber mais: http://www.cinemaemcena.com.br/plus/modulos/filme/ver.php?cdfilme=224
2) O Arquiteto/ Deus
Em Matrix a causa primária e origem de todas as coisas são as máquinas. A metáfora no filme associa a Matrix a Divindade. No segundo filme os autores tentam deixar mais claro essa ideia ao criar a figura do Arquiteto( Homem velho de barba branca que representa a máquina criadora da Matrix) acentuando a metáfora. A imagem do Arquiteto é uma das mais claras e fáceis de associar ao imaginário popular tradicional do que é Deus.
Para saber mais: Diálogo completo entre Neo e o Arquiteto:
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=03443
3) A máquina que se faz homem/ O Deus que se faz homem
A História de Neo aproxima-se da teologia cristã. No catolicismo Jesus vive, “ao mesmo tempo”, Deus e Espírito Santo em sua individualidade. O filho de Deus se faz homem sem perder seu componente divino, mesmo que a concepção ou a “virtú” divina seja praticamente inalcançável no mundo humano. Neo experimenta a mesma sensação. È a máquina que se faz homem e “esquecendo” a sua origem divina ( de máquina no caso) a manifesta quando entende que não tem o controle do seu destino. Como Jesus, Neo mergulha na vida humana, abandonando a si mesmo, sendo sua história a de reconexão com sua origem.
Para saber mais: Paralelismo entre Neo e Jesus: http://awesomehouse.com/parallels.html
4) Morpheus / João Batista.
Neo está para Morpheus, bem como Jesus estava para João Batista. João reconhece em Jesus sua maioridade espiritual assim como Morpheus é um anunciador, um profeta do “escolhido” .
A função de Morpheus é abrir o caminho, batizar Neo no mundo humano, assim como João Batista trouxe Jesus à vida pública e abriu as portas ao apostolado cristão.
Para saber mais:
http://bvespirita.com/Matrix%20%20Bem%20vindo%20ao%20Deserto%20do%20Real%20(Willian%20Irwin).pdf
5) Zion a comunidade humana/ os primeiros cristãos e as cavernas.
Zion é uma cidade que depende das máquinas para sobreviver, mesmo os cidadãos vivendo sobre as cavernas centrais da terra . A metáfora aqui é a mesma dos primeiros cristãos que profetizando sua fé em cavernas dependiam da fé em Deus(máquinas) para sua sobrevivência espiritual e alimento.
Além da óbvia referência ao nome Sião que representa a cidade humana sobrevivente do apocalipse
Para saber mais: http://www.significados.com.br/zion/
6) O Oráculo/Maria de Nazaré
A figura do oráculo em Matrix é a da Mãe. O Arquiteto deixa bem claro isso em sua conversa com Neo. A mulher é a origem de Neo, tanto quanto o Arquiteto. O Oráculo é o programa que mais se afeiçoa a humanidade. Na tradição católica, Maria representa exatamente o acolhimento, o direcionamento e afetividade da mãe/oráculo.
Para saber mais: http://www.ifg.edu.br/goiania/projetopensar/index.php/artigos/148
Para saber mais: http://www.ifg.edu.br/goiania/projetopensar/index.php/artigos/148
7) A pílula vermelha/ Livre arbítrio.
A cena mais clássica de Matrix, e até hoje lembrada por todos, é quando Neo opta pela pílula vermelha e assim mergulha na verdade sobre si próprio. Deixando claro para Neo que o caminho escolhido era sem volta a cena reflete o inicio do apostolado crístico, principalmente, a partir da narrativa joanina, da cena inaugural da vida pública cristã quando o nazareno transforma água em vinho.
Para saber mais: http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.com.br/2009/03/matrix-pilula-azul-ou-vermelha.html
8) O Agente Smith / O Demônio.
No segundo filme o Agente Smith é desativado das máquinas e passa a viver na Matrix como um programa rejeitado. A imagem representa perfeitamente a metáfora do Anjo decaído, que abandona a vivência no céu para virar senhor no material ilusório.
O agente Smith representa a rebelião dos anjos (a imagem de Satanás) que não mais aceita o controle da Matrix, bem como os anjos decaídos não aceitam a submissão à Deus.
Para saber mais: http://www.ehow.com.br/achar-simbolismo-cristao-matrix-como_14614/
9) A estação de trem/ O Limbo
No terceiro filme Neo encontra-se no limbo (mobil na imagem é um anagrama de limbo) na estação de trem. Alí ele deve decidir se segue o apostolado e encerra sua trajetória ou cede ao individualismo e abandona sua tarefa. A imagem do trem reflete as tentações de Jesus no deserto, descritas nos evangelhos de Marcos e Lucas.
Para saber mais: http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2003/11/matrix_revolutions.html
A traição de Cypher é por motivos diferentes daquelas de Judas, mas a imagem aqui é clara. A traição ocorre dentre os amigos e a direção brilhante dos irmãos Wachosvki faz o traidor beijar a face de Neo quando ele ainda está na nave Nabucodonosor.
Para saber mais: http://matrixbrasil2.tripod.com/normal/materia6.htm
Não tenho a intenção de esgotar o tema. Pelo contrário essa é aquele tipo de discussão que é fácil de iniciar e difícil de terminar... bora lá?
3 comentários:
Que máximo!! Assisti Matrix há muito tempo e não me lembro de muitas coisas. Esse post me deu muita vontade de assisti-lo novamente... As analogias fazem todo o sentido!
Muito bacana! Eu tmb assisti ao filme há muito tempo e na época não me atinei para tantas possibilidades. Confesso que depois destas análises, fiquei com muita vontade de ver de novo!
Valeu amigos! Vamos marcar um cineminha aqui em casa pra ver Matrix então!!!.rrs
Postar um comentário