domingo, 25 de agosto de 2013

Glândula Timo - A chave da energia vital





No meio do peito, bem atrás do osso onde a gente toca quando diz "eu", fica uma pequena glândula chamada timo.

Seu nome em grego, thýmos, significa energia vital. Precisa dizer mais?

Precisa, porque o timo continua sendo um ilustre desconhecido. Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando estressamos e mais ainda quando adoecemos.

Essa característica iludiu durante muito tempo a medicina, que só conhecia através de autópsias e sempre o encontrava encolhidinho.
Supunha-se que atrofiava e parava de trabalhar na adolescência, tanto que durante décadas os médicos americanos bombardeavam timos adultos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios X achando que seu "tamanho anormal" poderiam causar problemas.

Mais tarde a ciência demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, continua totalmente ativo; é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal, e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem. Como uma central telefônica por onde passam todas as ligações, faz conexões para fóra e para dentro.

Se somos invadidos por micróbios ou toxinas, reage produzindo células de defesa na mesma hora.

Mas também é muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos.

Amor e ódio o afetam profundamente.

Idéias negativas têm mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias.

Já que não existem em forma concreta, o timo fica tentando reagir e enfraquece, abrindo brechas para sintomas de baixa imunidade, como herpes.

Em compensação, idéias positivas conseguem dele uma ativação geral em todos os poderes, lembrando a fé que remove montanhas.

O teste do pensamento

Um teste simples pode demonstrar essa conexão.

Feche os dedos polegar e indicador na posição de o.k, aperte com força e peça para alguém tentar abrí-los enquanto você pensa " estou feliz".

Depois repita pensando " estou infeliz".

A maioria das pessoas conserva a força nos dedos com a idéia feliz e enfraquece quando pensa infeliz. (Substitua os pensamentos por uma bela sopa de legumes ou um lindo sorvete de chocolate para ver o que acontece...)

Esse mesmo teste serve para lidar com situações bem mais complexas.

Por exemplo, quando o médico precisa de um diagnóstico diferencial, seu paciente tem sintomas no fígado que tanto podem significar câncer quanto abcessos causados por amebas. Usando lâminas com amostras, ou mesmo representações gráficas de uma e outra hipótese, testa a força muscular do paciente quando em contato com elas e chega ao resultado.

As reações são consideradas respostas do timo e o método, que tem sido demonstrado em congressos científicos ao redor do mundo, já é ensinado na Universidade de São Paulo (USP) a médicos acupunturistas.

O detalhe curioso é que o timo fica encostadinho no coração, que acaba ganhando todos os créditos em relação a sentimentos, emoções, decisões, jeito de falar, jeito de escutar, estado de espírito..."
Fiquei de coração apertadinho", por exemplo, revela uma situação real do timo, que só por reflexo envolve o coração.

O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem mais a ver com o timo do que com o coração - e é nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano.

"Lindo!", você pode estar pensando, "mas e daí?".

Daí que, se você quiser, pode exercitar o timo para aumentar sua produção de bem estar e felicidade. Como? Pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir.

a) Fique de pé, os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma dos ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre o calcanhar, e mantenha toda a musculatura bem relaxada.

b) Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas contínuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o rítmo assim: uma forte e duas fracas.

Continue entre três e cinco minutos, respirando calmamente, enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica.

O exercício estará atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta.
Ou seja, enchendo o peito de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrição emocional, abraço. Ótimo, íntimo, cheio de estímulo.



Fonte: Sonia Hirsch - Jornalista e pesquisadora naturista
J. C. Dantas Pimentel - Curitiba - PR 


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O sentido oculto da dança

Tudo o que é vivo se move; movimento é vida!
Dançar é mover-se com consciência, é plasmar no corpo o sentimento de se viver.


O verdadeiro centro de um círculo é um ponto. Um ponto, no entanto não tem dimensão nem lugar. Assim, ele escapa não apenas à nossa percepção, mas também à nossa imaginação. Não pertence ao nosso mundo - porque nele tudo tem extensão e dimensão, pois o mundo é forma. O ponto, contudo, faz parte de uma outra ordem de ser, existe para além do mundo; é metafísico, no sentido do termo. O ponto simboliza a unidade, a totalidade, a perfeição, sendo por isso também, em quase todas as culturas e épocas, um símbolo de deus. O ponto tudo contém em estado potencial, não em estado manifesto. Dele nascem o círculo e a esfera, que são as suas formas de manifestação. Aquilo que no ponto ainda é potencia metafísica ganha através do círculo e da esfera a sua configuração. O círculo é um ponto mais uma dimensão, assim, ele vive do ponto central, e é definido por ele, mesmo quando esse ponto não é apreensível por nós. O ponto e círculo - deus e o mundo - o uno e o múltiplo - o irrevelável e o revelável - o conteúdo e a forma - o metafísico e o físico - são muitos pares de conceitos que se referem à mesma coisa.

         A lei do mundo é o movimento, a lei do centro é a quietude. Viver no mundo é movimento, atividade, dança. Nossa vida é um dançar constante ao redor do centro, um incessante circundar o uno invisível ao redor do qual nós - tal como círculo - devemos nossa existência. Vivemos do ponto central - ainda que não o possamos perceber e temos saudades dele. O círculo não pode esquecer sua origem, também nós sentimos saudade do paraíso. Fazemos tudo o que fazemos porque estamos à procura de um centro, do nosso centro.

A dança, como imagem corporal da criação, é a forma mais antiga de magia e é mitologicamente a chegada da luz, o princípio do mundo, assim como o descobrimento da realidade subjetiva, a habilidade do homem para refletir, manter e prosseguir a evolução, a capacidade de perceber suas ações em relação ao sagrado, a visão de sua própria imagem circunscrevendo o desconhecido.

A dança como expressão do homem movido por um poder transcendente é também a primeira manifestação artística; antes que o homem expressasse sua vida mediante elementos materiais, fê-lo através de seu próprio corpo. O homem sempre dançou por alegria, tristeza, amor, medo, ao amanhecer, na morte, no nascimento. O movimento da dança proporciona-lhe a possibilidade de aprofundar-se dentro de sua própria existência. Em seu sentido mais puro, é uma síntese das belas artes, sendo a mais viva e humana, já que tem por instrumento interpretativo o próprio corpo, e é música, escultura, pintura, arquitetura... Converte o corpo no melhor  dos instrumentos musicais. Afinado, educado, polido, através do cultivo rítmico, o corpo, sob um plano inspirador, sob um manto espiritual da harmonia, converte-se em canal, em ponte através da qual se manifesta o invisível, comunicando-se, assim, com o manisfetado, com o homem, e é ali onde reside o alto valor pedagógico de dança, sempre vinculado ao mais nobre e elevado, dos êxtases artísticos.

Através da dança pode-se penetrar no mistério interior. A divindade humana, essa na qual criam os homens das velhas civilizações que nos precederam, revela-se em majestade naquele que se transfigura através da plástica rítmica. Cada dança é a metamorfose que leva à transformação do dançarino de deus, imitando o trabalho da divindade, transmutando-se.

Fala-se muito da solidão do homem no mundo contemporâneo e da divisão profunda de seu ser. Nós dissociamos a educação do corpo da educação do espírito e ambas desse controle que chamamos, segundo nossos costumes: alma, coração, intuição, conhecimento transcendente. As ciências físicas e naturais fazem abstração desse princípio e de sua difusão no universo. Nossa religião não satisfaz as necessidades da nossa inteligência. Nosso intelecto nega o corpo ao passo que a medicina nada quer saber da alma ou do espírito.

Num universo de intensa mecanicidade, as pessoas permanecem como atuantes distanciados de si durante todo o dia no escritório, no automóvel, em casa, diante da televisão, à mesa, usando muito pouco a criatividade possível a cada um, precipitam-se, quando chega o fim da semana ou feriado, numa atividade pseudo-esportiva incoerente sem qualquer relação com a existência profunda de cada um e de todo o mundo: aqui o espírito, lá o corpo, mais adiante o sexo, do outro lado o coração - torvelinho incessante cuja alienação gradativa é profundamente sentida por todo ser humano nos dias de hoje.

Na dança o homem se encontra em totalidade através de seu corpo, espírito e coração.       ela é também uma meditação, um meio  de  conhecimento, a um só tempo introspectivo e do mundo exterior.
Há alguns anos, o coreógrafo Maurice Bejart encontrou na índia um mestre yogi autêntico e muito considerado. Revelou-lhe seu desejo de fazer yoga de maneira mais profunda, e ele lhe respondeu:
"A palavra yoga significa união. esta união, você poderá encontrá-la na dança, pois a dança também é união. você é dançarino. Shiva, o Senhor do mundo, o grande yogi, tem igualmente o nome de Nataraja, o rei da dança... Você é dançarino, você tem sorte. Que a sua dança seja o seu yoga, não procure outro".
Mais tarde, na hora em que se separou dele, este olhou-o e disse: "Ah!  se todos os ocidentais pudessem reaprender a dançar".

Mas, todos nós dançamos constantemente; precisamos contudo, viver cada vez mais conscientemente as leis dessa dança, que a partir de um centro, se expande em linhas, planos e volumes, acessando espaços imateriais; aquela na qual o homem expresse pelos seus veículos : físico, vital, emocional e mental o ser superior que guarda em si e que justifica a existência.


Texto de Arnaldo leite de Alvarenga na revista Seja, leitura corporal



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Princípios do Reiki

Os cinco princípios provocam e estimulam a uma maior reflexão. São como enigmas espirituais que desde séculos são utilizados por Mestres Zen para ajudar seus alunos a demarcar os limites da razão que sempre quer regular tudo com exatidão. Curar o corpo é apenas parte do processo e que a cura total só ocorre quando se atinge a mente, o corpo e o espírito.


SÓ POR HOJE, NÃO ME ABORRECEREI - Só por hoje não me zango

Podemos escolher as atitudes que nutrimos diante da vida. Aborrecermo-nos é uma escolha que nos mantém presos à mágoas e ao passado, impedindo que a energia da vida se movimente e que as possibilidades de renovação aconteçam em nós.

SÓ POR HOJE NÃO ME PREOCUPO!

Quando decidimos não nos preocupar, abrimo-nos para as energias do Universo deixando que esta nos envolva e nos preencha. Fazendo isto, desbloqueiam-se as energias mais densas permitindo a sua remoção.
Quem decide seguir este princípio, cria as condições para grandes alterações nas suas vidas. Estas alterações estendem-se às pessoas com quem se relacionam pois estas repararão na atitude positiva que estão assumir.

SÓ POR HOJE TRABALHAREI HONESTAMENTE

Temos que ter consciência suficiente para perceber que tudo que fazemos além de nos afetar, afeta as outras pessoas e o cosmos. Então, se eu não trabalhar honestamente empregando todo o meu potencial, não estarei sendo honesto nem comigo, nem com as pessoas que trabalham comigo ou que usufruem de meus serviços e nem com a sociedade, e a única coisa que eu colherei será a insatisfação. Tenha sempre em mente: se você plantar entusiasmo, boa vontade dinamismo, criatividade, iniciativa e amor no seu trabalho, você irá colher isso tudo e muito mais, pois o cosmos devolve tudo em dobro.

SÓ POR HOJE SOU GENTIL COM TODOS OS SERES VIVOS

Reconhecer , amar e respeitar todas as formas de existência destrói em nós a pretensão e o orgulho,uma vez que nos reconhecemos como uma parte pertencente ao Todo. Desrespeitá-los é, sem dúvida, desrespeitar a Força Criativa que nos criou a Todos.

SÓ POR HOJE, SOU GRATO

Agradeça a luz que ilumina seu caminho, não obstante agradeça a escuridão que te faz ver estrelas, agradeça a felicidade, pois ela engrandece seu coração, não obstante agradeça a tristeza, pois ela abre sua alma, agradeça os prêmios, pois são sua recompensa e agradeça os obstáculos, pois eles são seu desafio e sua evolução. A gratidão facilita a abertura para encontrar o melhor caminho e toda a assistência que o universo lhe dá para seguir o seu caminho.











quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Reiki e o valor da gratidão

Reiki para Mulheres
A gratidão é uma virtude que precisa ser desenvolvida continuamente, tornando-se um hábito diário. Normalmente não lembramos de agradecer, mas reclamamos com frequência. É importante adotarmos uma atitude positiva, agradecendo desde a hora que acordamos até a hora de dormir. Quando fazemos isso, abrimos nosso coração e nossa compreensão, valorizando as bênçãos que recebemos todos os dias. Desse modo, passamos a perceber as dádivas que não havíamos notado. Passamos a sentir como fomos protegidos, amparados e auxiliados tantas e tantas vezes.

O sentimento de gratidão nos liberta da preocupação. Ao agradecer, nosso coração descansa, nossa mente se aquieta e ficamos livres de tantas tensões da vida moderna. A gratidão ameniza as dores emocionais, como a depressão, a tristeza, a solidão e a ansiedade. Em uma série de estudos experimentais, Emmons e McCullough – pesquisadores americanos sobre o comportamento humano – concluíram que sentimentos de gratidão aumentam a saúde física e a qualidade da vida diária, e que pessoas gratas demonstram mais estados mentais positivos, como animação, determinação e atenção. Além disso, também são mais generosas, cuidadosas e atenciosas para com os outros.

Ao desenvolver o hábito de agradecer, acionamos a energia curativa do universo e modificamos as circunstâncias e o ambiente ao redor. Em muitos momentos de nossa vida, passamos por problemas e situações difíceis de serem resolvidas e, às vezes, é um desafio sentir gratidão por acontecimentos negativos. Mas as dificuldades e as perdas nos ensinam muito e nos fazem amadurecer, nos fortalecendo emocionalmente. Possuir clareza sobre essa questão nos auxilia a desenvolver o sentimento de gratidão por nossa vida em todos os aspectos, nos trazendo equilíbrio, compreensão e amor por tudo e por todos.

Gratidão é um dos princípios do Reiki.

O Reiki oferece muitas ferramentas que podem nos ajudar a ter mais concentração nas bênçãos que recebemos a cada dia. Ler e praticar os cinco preceitos do Reiki com dedicação nos auxilia muito a desenvolver o hábito de sermos gratos por tudo em nossa vida. O terapeuta Reiki, através de sua prática, vai desenvolvendo um estado interno desprovido e desapegado de expectativas e julgamentos.
Trata-se de um estado psíquico de gratidão, pois o Reiki é uma dádiva resgatada de práticas milenares, que hoje podemos utilizar para curar todos os seres de forma simples, verdadeira e amorosa.

Só por hoje, seja grato

“Só por hoje seja grato”. Este é um dos cinco princípios do Reiki para a prática de cada dia. Desse modo, uma das funções da energia Reiki está em expressar gratidão e trazer ao nosso planeta e seus habitantes essa energia que está intimamente ligada ao amor por tudo e por todos.

Gratidão é prática diária. Nos sentimos muito bem quando nos lembramos de nossas bênçãos. Nossos corações e nossas mentes tornam-se abertos, positivos, inspirados e receptivos. Desse modo, fica mais fácil ter uma mente criativa, o que propicia a energia necessária para que possamos manifestar os nossos objetivos e sonhos.

Quando pensamos em tudo o que não é bom o suficiente em nossas vidas, podemos trabalhar a gratidão por tudo e por todos, eliminando pensamentos negativos que circulam através da vibração da mente, como a negatividade, a culpa, e as críticas que nos roubam de uma vida plena e feliz.

Nossas mentes negativas podem afetar os nossos relacionamentos também. Se estamos nos culpando, criticando ou julgando, não estamos com nosso coração aberto e podemos perder a oportunidade de amar outra pessoa da maneira mais completa possível. É importante focar apenas no que você ama, no que diz respeito às pessoas com as quais se relaciona.

Normalmente, é uma questão de treinar as nossas mentes para pensar sobre as nossas dádivas. Gerir a nossa mente pode ser um trabalho que exige tempo e esforço. Reiki e gratidão são ferramentas poderosas que podem instantaneamente mudar os nossos pensamentos no momento em que nos concentramos em todos os aspectos positivos que ocorreram em nossa vida. Um coração grato é uma das maneiras mais rápidas de curar o pensamento negativo e as percepções distorcidas.

“Um coração grato é uma das maneiras mais rápidas de curar o pensamento negativo e as percepções distorcidas.“

Quando você perceber o poder de seus pensamentos e começar a monitorá-los, estará consciente de ter tomado, por si mesmo, o primeiro passo para criar uma mudança positiva. O verdadeiro segredo está em assumir a responsabilidade por você e desenvolver a capacidade de expressar gratidão em todos os aspectos da sua vida – até mesmo os indesejados, estressantes e dolorosos.

A aplicação de Reiki – assim como o seu recebimento – promove relaxamento e naturalmente torna o coração agradecido. A prática realizada por meio da imposição de mãos purifica os padrões mentais, limpa a mente das emoções e dos sentimentos negativos que impedem o indivíduo de sentir gratidão.

Através do contato com esta energia, nos tornamos sensíveis à natureza, despertando nossa percepção para observar mais a beleza do mar, das montanhas, das flores e das árvores. É maravilhoso ser uma pessoa cheia de gratidão!

Ser grato atrai a energia da abundância em nossas vidas

Estarmos cheios de gratidão é fundamental para o que o monge budista japonês que redescobriu o Reiki, Mikao Usui, descreve nos preceitos do Reiki como o “remédio milagroso para todas as doenças”. 
Viver num estado de gratidão nos transporta para um círculo natural de abundância. Transforma reclamação em reconhecimento, nos ajudando a focar no que temos, ao invés no que desejamos ter. O universo é abundante, basta olhar em volta e agradecer.

Como a escritora americana, Melody Beattie, sabiamente colocou: “A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela transforma negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã”.

Pode ser útil manter um diário de gratidão, ou escrever uma lista na qual você possa postar as situações que trazem esse sentimento em sua vida. Assim, quando damos graças por nossas muitas bênçãos, agradecemos por todos os sofrimentos, bem como os aspectos positivos da vida. Quando aprendemos com as dificuldades nos tornamos mais pacientes, compassivos, amorosos e pacíficos. E o Reiki também nos auxilia a estarmos abertos para as lições de vida que nos fortalecem como indivíduos.

A gratidão e a aceitação andam juntas, pois é necessário aceitar quem você é primeiro. Você é o que tem que ser, você está onde deve estar e você tem o que tem que ter. Isso não está ligado ao conformismo e à falta de atitude, mas apenas simboliza a gratidão por saber que está tudo no seu devido lugar.

“Você é o que tem que ser, você está onde deve estar e você tem o que tem que ter. Isso não está ligado ao conformismo e à falta de atitude, mas apenas simboliza a gratidão por saber que está tudo no seu devido lugar.“

Ao invés de ficar aí paralisado numa pequena situação, como um carro que não funciona, um emprego em que você não é reconhecido, um relacionamento que não é bem o que você desejava ou até mesmo uma doença, transforme-se!

O que acontece com você afeta a todos os seres. Por isso, vibre numa frequência mais alta, de amor incondicional, por tudo, por todos e seja grato. É isso o que o Reiki ensina: uma forma melhor de ver a vida e de tratar as pessoas com fé, gratidão e muito amor.




Adriana Feijó


domingo, 11 de agosto de 2013

Reiki e explicação científica


Seus praticantes acreditam nos efeitos benéficos da energia das mãos do terapeuta colocadas sobre o corpo do paciente contra doenças. Para entender as alterações biológicas do reiki, o psicobiólogo Ricardo Monezi testou o tratamento em camundongos com câncer. “O animal não tem elaboração psicológica, fé, crenças e a empatia pelo tratador. A partir da experimentação com eles, procuramos isolar o efeito placebo”, diz. Para a sua pesquisa na USP, Monezi escolheu o reiki entre todas as práticas de imposição de mãos por tratar-se da única sem conotação religiosa.




No experimento, a equipe de pesquisadores dividiu 60 camundongos com tumores em três grupos. O grupo controle não recebeu nenhum tipo de tratamento; o grupo “controle-luva” recebeu imposição com um par de luvas preso a cabos de madeira; e o grupo “impostação” teve o tratamento tradicional sempre pelas mãos da mesma pessoa.



Imposição de mãos nos grupos "Controle-Luva" e "Impostação", respectivamente (imagens retiradas do mestrado de Monezi)

Depois de sacrificados, os animais foram avaliados quanto a sua resposta imunológica, ou seja, a capacidade do organismo de destruir tumores. Os resultados mostraram que, nos animais do grupo “impostação”, os glóbulos brancos e células imunológicas tinham dobrado sua capacidade de reconhecer e destruir as células cancerígenas.


“Não sabemos ainda distinguir se a energia que o reiki trabalha é magnética, elétrica ou eletromagnética. Os artigos descrevem- na como ‘energia sutil’, de natureza não esclarecida pela física atual”, diz Monezi. Segundo ele, essa energia produz ondas físicas, que liberam alguns hormônios capazes de ativar as células de defesa do corpo. A conclusão do estudo foi que, como não houve diferenças significativas nos os grupos que não receberam o reiki, as alterações fisiológicas do grupo que passou pelo tratamento não são decorrentes de efeito placebo.

A equipe de Monezi começou agora a analisar os efeitos do reiki em seres humanos. O estudo ainda não está completo, mas o psicobiólogo adianta que o primeiro grupo de 16 pessoas, apresenta resultados positivos. “Os resultados sugerem uma melhoria, por exemplo, na qualidade de vida e diminuição de sintomas de ansiedade e depressão”. O trabalho faz parte de sua tese de doutorado pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp).

E esses não são os únicos trabalhos desenvolvidos com as terapias complementares no Brasil. A psicobióloga Elisa Harumi, avalia o efeito do reiki em pacientes que passaram por quimioterapia; a doutora em acupuntura Flávia Freire constatou melhora de até 60% em pacientes com apnéia do sono tratados com as agulhas, ambas pela Unifesp. A quantidade pesquisas recentes sobre o assunto mostra que a ciência está cada vez mais interessada no mecanismo e efeitos das terapias alternativas.


Artigo Publicado na Revista Galileu - Acupuntura e reiki agora têm explicação científica