SATURNO: NA ASTRONOMIA, “O SENHOR DOS ANÉIS”
Diâmetro: 119.300km (9,47 vezes o da Terra)
Massa: 95,2 vezes a massa da Terra
Período de rotação: 10h14min
Duração do ano: 29,46 anos terrestres
Aceleração da gravidade: 1,07 a aceleração da gravidade da Terra
Inclinação do eixo de rotação: 27º
Distância média ao Sol: 1.427.000.000km
Excentricidade: 0,0557
Idade: 4,6 bilhões de anos
Como Saturno é o Planeta regente de 2013, continuamos a falar um pouco mais sobre ele!
Saturno é um planeta visível a olho nu, com uma coloração amarelada, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. Possui um magnífico sistema de anéis. São cerca de mil anéis concêntricos, compostos por pedras, recobertas ou não de gelo e de gelo seco (gelo de gás carbônico) e de poeira. Imagina-se que esses anéis se formaram de matéria que sobrou depois da formação do planeta. Podem ter, também, componentes de algum satélite que se fragmentou depois de sua formação.
A composição química de Saturno é bastante diferente da composição da Terra: gás hidrogênio (97% da matéria do planeta), hélio (3%) e traços de gás metano, gás amônia e um pouco de vapor d’ água. É um planeta predominantemente gasoso, de modo que basicamente não possui chão. Sua densidade é muito baixa: 0,7, o que faz de Saturno o planeta menos denso do Sistema Solar.
A enorme distância até o Sol, faz com que sua temperatura seja muito baixa: por volta de -140 C.
Saturno possui 61 satélites, com uma gama grande de tamanhos: o menor, descoberto em 1980, é um bloco de 20 km e o maior, Titã, tem 5.140 Km. Este é o único satélite do Sistema Solar com atmosfera, composta basicamente de gás metano, que é um dos componentes da gasolina.